Não pretendemos mostrar-lhe o que de mais belo existe em Penacova, pois seria difícil, ou mesmo impossível, chegar a um consenso quanto ao que classificar de mais bonito. Queremos apenas que venha espreitar a Vila de Penacova como a princesa do Mondego, e conhecer um pouco daquela que tanto inspirou Vitorino Nemésio.
Situada a 22 km de Coimbra e a 15 km do Luso/Buçaco, Penacova é luz e penedia, com o querer que é de pirenaico trazido às proporções da ternura e rusticidade Portuguesa (Vitorino Nemésio).
Em termos de diversidade de produtos Penacova tem actualmente uma diversidade turística capaz de satisfazer as diversas procuras.
A água límpida dos trechos não poluídos do Mondego e do Alva, correndo em curvas caprichosas entre montes escarpados, faculta ao turista a tranquilidade e a harmonia de uma paisagem primitiva.
Ao longo dos rios e na grandiosa albufeira da Barragem da Aguieira pode-se praticar natação, pesca, canoagem, remo, vela, wind-surf e ski aquático.
Nas margens do Mondego, em frente da vila de Penacova, e junto ao Parque de Campismo, todos os anos no Verão é montada uma praia fluvial que dispõe de um bar e de um abrigo para embarcações.
Mesmo quem conhece Penacova, aprecia sempre percorrer as estradas pitorescas, ora talhadas nas escarpas sobre o rio, ora trepando ao cimo dos montes, onde poderá apreciar belos panoramas do alto dos seus mirantes: Pérgola Raúl Lino, Mirante Emgydio da Silva, Penedo de Castro, Capela de N. Sr.ª dos Remédios no Mont´Alto e as suas Serras do Buçaco, Roxo e Atalhada.
Não faltam motivos para agradáveis passeios: de S. Pedro de Alva por Laborins até às margens do Rio Alva, passando pela paradisíaca praia fluvial do Vimieiro, Cornicovo e Lapa. Ao passar por Penacova, poderá levar como recordação uma peça de artesanato.
Temos os palitos de pá, flor e pestana, feitos em madeira trabalhada pelas mãos das paliteiras ou as lindíssimas barcas serranas e outros objectos que marcaram, e marcam ainda, a história da nossa região. Não descurando que o principal produto turístico do concelho é sem dúvida o turismo cultural, outros produtos estão neste momento a ser ou em condições de serem explorados.
No actual contexto das novas procuras turísticas, o turismo de natureza e ecoturismo encontram neste concelho condições óptimas para os praticantes que até aqui se desloquem. No entanto a oferta não se fica por aqui.
Novos produtos começam hoje a apresentar-se como apostas viáveis nomeadamente nomeadamente o turismo de aventura e o produto gastronomia e o segmento de fins-de-semana. Desta forma a escolha a escolha para o tipo de férias a passar em Penacova parece ser difícil, mas, o melhor será experimentar tudo o que temos para oferecer.